MAR 2030 ou MAR 2021?
Apoios à Economia do Mar
Para os mais distraídos, o Portugal 2030 apenas agora está a começar, pois os avisos de concursos para candidaturas só começaram a abrir no decorrer do presente ano. No entanto, o novo quadro comunitário de apoio teve início formal efetivo a 1 de janeiro de 2021 e vigorará até 31 de dezembro de 2027.
Como tem sido habitual em quadros comunitários anteriores, o programa que apoia os investimentos relacionados com as atividades da Economia do Mar, neste período denominado MAR 2030, considera elegíveis despesas desde a data do início formal do programa, ou seja, 1 de janeiro de 2021. Desta forma, as empresas e demais entidades podem apresentar candidaturas com investimento já realizado e suportado por meios próprios ou outro tipo de financiamentos. Isto traduz-se numa oportunidade única para financiamento da tesouraria das empresas num período temporal com algumas incertezas a nível da envolvente económica global.
Mas as novidades deste programa não ficam apenas pela aceitação da retroatividade das despesas. Os concursos abertos até ao final de novembro apoiam, igualmente, a contratação até 2 quadros técnicosdurante 24 meses, a automatização de equipamentos existentes, o desenvolvimento de aplicações de vendas on-line, entre outras.
Os candidatos podem ser PME’s com um apoio não reembolsável de 75% para start-ups ou spin-offs e 50% para os restantes casos. Os projetos devem ter um investimento entre 10.000 e 4 Milhões de Euros e uma duração máxima de 2 anos.
Não deixe passa esta oportunidade e contacte a LUMO, especialista em Fundos Comunitários e projetos da Economia do MAR.
Para mais informações, contacte a equipa da Lumo.
info@lumo.pt | 234 421 711