Capital Humano
Uma aposta de crescimento
As pessoas são o ativo mais importante e valioso de qualquer organização, por isso o seu desenvolvimento e valorização são determinantes para o reforço da competitividade das Empresas. A conjugação dos objetivos e estratégias empresariais com as necessidades e motivações das pessoas é atualmente, um dos maiores desafios com que os agentes económicos se debatem.
A nossa experiência na gestão de processos de formação profissional, desenho e implementação de processos de avaliação de desempenho, aliada a novas soluções e serviços que vão ao encontro das necessidades atuais das Empresas, fazem da LUMO um parceiro indicado para o desenvolvimento e gestão desses processos.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Nesta área de negócio, a nossa equipa apresenta competências de excelência fundamentais para a implementação os seguintes serviços:
- Projetos integrados de formação profissional, desde a diagnóstico e levantamento das necessidades até à avaliação e respetivo encerramento.
- Apoio no desenho e implementação de ações isoladas de formação profissional.
- Elaboração e acompanhamento de candidaturas a sistemas de incentivos ao investimento em formação profissional.
- Assessoria às entidades formadoras na obtenção da certificação DGERT.
Os planos de formação são implementados pelos melhores profissionais do mercado, que integram a nossa Bolsa de Formadores.
A LUMO é entidade formadora certificada pela DGERT, estando apta a ministrar formação intra e interempresas em várias áreas de educação e formação.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A LUMO presta assessoria na elaboração e gestão de sistema de avaliação de desempenho. Um sistema de avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes da gestão de recursos humanos.
Com ele, as empresas pretendem:
- Reconhecer o desempenho individual de cada colaborador.
- Dar a conhecer a sua opinião sobre o desempenho de cada colaborador.
- Tomar decisões sobre a política de remunerações e incentivos.
- Identificar as deficiências no desempenho e definir/implementar medidas de correção.
AVALIAÇÃO DAS DIFERENÇAS REMUNERATÓRIAS
O Plano de Avaliação das Diferenças Remuneratórias deve conter as seguintes informações:
– Objetivos do plano
– Metas que a empresa pretende definir dentro do prazo definido
– Cronograma com etapas definidas que a empresa deverá realizar para atingir objetivos
– Descrição detalhada das funções desempenhadas por todos os trabalhadores e respetivas competências e responsabilidades
– Identificação de trabalhadores em situações comparáveis – por antiguidade, qualificação, profissão e categoria, entre outras componentes
– Agrupamento de trabalhadores por género e remunerações
– Cálculo da diferença remuneratória
– Exclusão de discriminação em razão do género
– Identificação de diferenças remuneratórias e medidas corretivas
Com a entrega do Plano de Avaliação das Diferenças Remuneratórias, a empresa deve ter em conta que tem 12 meses para implementar as medidas corretivas mencionadas no plano.
A LUMO apoia as suas empresas no desenvolvimento destes Planos de Avaliação das Diferenças Remuneratórias, ajudando na elaboração, em 1ª instância, do manual de funções, no caso das empresas que ainda não têm este manual atualizado. Após este trabalho estar concluído, a LUMO desenvolve o próprio Plano de Avaliação das Diferenças Remuneratórias, indicando, caso existam, todas as diferenças remuneratórias não justificadas e apresenta um plano de retificação destas situações.
A LUMO tem já uma vasta experiência no desenvolvimento de Planos de Avaliação das Diferenças Remuneratórias, com resultados positivos por parte da ACT.
PROJETOS DE OTIMIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS
Assumindo uma abordagem global e flexível e tendo presente a importância da equipa no seio das organizações, a LUMO desenhou um serviço específico para otimização da estrutura de Recursos Humanos, pretendendo-se avaliar:
- Análise crítica dos organogramas das Empresas;
- Definição ou melhoria do mapa de funções;
- Levantamento dos gastos com pessoal e análise da adequabilidade à atividade e dimensão da Empresas;
- Identificações das operações críticas para a atividade da Empresa;
- Ajustamento do perfil de cada colaborador à atividade desenvolvida;
- Análise do índice de motivação e avaliação de desempenho.