Internacionalização das PME
O SICE Internacionalização das PMES é um apoio integrado no PT2030 que incentiva as PME a adotar estratégias de negócio mais avançadas e permite a integração das PME em cadeias de valor globais.
Tipo de projetos
- Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
- Marketing Internacional;
- Qualidade e certificação;
- Criação e promoção internacional;
- Inovação Organizacional;
- Presença online e e-commerce.
Incentivo e Taxas
Incentivo não reembolsável
Taxa máxima de incentivo de 40%.
Quem pode concorrer?
PME´s
Localizadas em Portugal Continental
Todos os setores de atividade, salvo exceções a definir nos avisos.
Estado do Apoio
Aberto
Fase 1 – até 30 setembro 2024
Fase 2 – até 30 dezembro 2024
Despesas elegíveis
- Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados
- Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Custos dos serviços de consultoria especializados, incluindo despesas com a intervenção de TOC/ ROC, na validação da despesa dos pedidos de pagamento, custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas, custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
- Outros custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, incluindo despesas orientadas para a incorporação nas empresas dos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) com vista à adoção de práticas ambientais, sociais e de governação corporativa, incluindo, nomeadamente, serviços relacionados com processos de auditoria e obtenção de certificações de sistemas, serviços e produtos na área do ambiente, como sejam obtenção do Rótulo Ecológico e sistema de ecogestão e auditoria (EMAS);
- Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos.