Promoção e Comunicação nos Países Terceiros
O Promoção e Comunicação nos Países Terceiros é um apoio integrado no PEPAC que incentiva a melhoria da competitividade dos produtos vitivinícolas nos países terceiros, incluindo a abertura e a diversificação dos mercados vinícolas.

Tipo de projetos
Os vinhos que podem ser utilizados nas ações de promoção devem, obrigatoriamente, ser produzidos no território nacional, destinarem-se ao consumo humano direto e estarem incluídos numa das seguintes tipologias:
- Vinhos com Denominação de Origem (DO);
- Vinhos com Indicação Geográfica (IG);
- Vinhos com indicação de casta.
Incentivo e Taxas
Incentivo não reembolsável
50% das despesas elegíveis
O nível de apoio da União pode ser majorado por fundos nacionais, até um máximo de 30% da despesa elegível
Taxa máxima de incentivo de 80%
Quem pode concorrer?
Associações e organizações profissionais do sector do vinho
Empresas, grupos de empresas ou associações destas, desde que relacionadas com o sector do vinho
Organizações interprofissionais do sector do vinho
Organizações de produtores, reconhecidas do sector do vinho
Localizadas em Portugal Continental
Estado do Apoio
Fechado – 14 fevereiro 2025
Despesas elegíveis
Campanhas de relações públicas, de promoção ou de publicidade, que destaquem, designadamente, as normas a que obedecem os produtos produzidos no território nacional, especialmente em termos de qualidade, segurança dos alimentos ou ambiente;
Participação em eventos, feiras ou exposições de importância internacional
Campanhas de informação, especialmente sobre os regimes de qualidade da União Europeia relativos às denominações de origem, às indicações geográficas e à produção biológica.
Estudos de novos mercados ou de mercados existentes;
Estudos de avaliação dos resultados das operações de informação e promoção;
Preparação de dossiês técnicos, que incluam testes laboratoriais e avaliações, relativos às práticas enológicas, às regras fitossanitárias e de higiene, bem como a outros requisitos impostos por países terceiros para a importação de produtos do setor vitivinícola.