LUMO – Consultoria Empresarial

Promoção e Comunicação nos Países Terceiros

O Promoção e Comunicação nos Países Terceiros é um apoio integrado no PEPAC que incentiva a melhoria da competitividade dos produtos vitivinícolas nos países terceiros, incluindo a abertura e a diversificação dos mercados vinícolas.

Tipo de projetos

Os vinhos que podem ser utilizados nas ações de promoção devem, obrigatoriamente, ser produzidos no território nacional, destinarem-se ao consumo humano direto e estarem incluídos numa das seguintes tipologias:

  • Vinhos com Denominação de Origem (DO);
  • Vinhos com Indicação Geográfica (IG);
  • Vinhos com indicação de casta.
 
 

Incentivo e Taxas

Incentivo não reembolsável 

50% das despesas elegíveis

O nível de apoio da União pode ser majorado por fundos nacionais, até um máximo de 30% da despesa elegível

Taxa máxima de incentivo de 80%

 

Quem pode concorrer?

Associações e organizações profissionais do sector do vinho

Empresas, grupos de empresas ou associações destas, desde que relacionadas com o sector do vinho

Organizações interprofissionais do sector do vinho

Organizações de produtores, reconhecidas do sector do vinho

Localizadas em Portugal Continental

 

 

Estado do Apoio

Aberto até 14 fevereiro 2025

Despesas elegíveis

Campanhas de relações públicas, de promoção ou de publicidade, que destaquem, designadamente, as normas a que obedecem os produtos produzidos no território nacional, especialmente em termos de qualidade, segurança dos alimentos ou ambiente; 

Participação em eventos, feiras ou exposições de importância internacional

Campanhas de informação, especialmente sobre os regimes de qualidade da União Europeia relativos às denominações de origem, às indicações geográficas e à produção biológica.


Estudos de novos mercados ou de mercados existentes; 

Estudos de avaliação dos resultados das operações de informação e promoção;

Preparação de dossiês técnicos, que incluam testes laboratoriais e avaliações, relativos às práticas enológicas, às regras fitossanitárias e de higiene, bem como a outros requisitos impostos por países terceiros para a importação de produtos do setor vitivinícola.

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