LUMO – Consultoria Empresarial

<span data-metadata="">Base Territorial

O Base Territorial é um apoio integrado no PT2030 que pretende apoiar o investimento para a criação de micro e pequenas empresas, contribuindo para o emprego e para a modernização e resiliência das economias locais.

 

Tipo de projeto

Projetos de investimento de pequena dimensão para criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade, enquadrados num território integrado.

 

Investimento Elegível

Investimento mínimo de 40.000 Euros e máximo de 300.000 Euros.

Incentivo e Taxas

Incentivo não reembolsável 

65% – Territórios do Plano Territorial Transição Justa

60% – Territórios de Baixa Densidade

50% – Restantes

Majorações até 10% 

Taxa máxima de incentivo de 75%, variando de região para região. 

Quem pode concorrer?

Micro e Pequenas empresas

Localizadas em Portugal Continental

Todos os setores de atividade, salvo exceções a definir nos avisos.

Estado do Apoio

Algarve – Aberto

Norte – Abre brevemente

Centro – Aberto para as seguintes regiões:

Beira Baixa

Beiras e Serra da Estrela

Região de Coimbra

Região de Leiria

Viseu Dão Lafões

Médio Tejo

Oeste

Despesas elegíveis


Aquisição de máquinas e equipamentos
  • Custos atribuíveis à localização e condições necessárias para o funcionamento das máquinas e equipamentos;
  • Custos com a aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento.
 
Transferência de tecnologia

  • Custos relacionados com a aquisição de patentes, nacionais e internacionais, licenças, conhecimentos técnicos não protegidos por patente, e software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim.





Custo com a construção de edifícios, obras de remodelação e outras construções.



Serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos
  • Custos relacionados com a intervenção de Técnicos Oficiais de Contas ou Revisores Oficiais de Contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento; 
  • Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, serviços de arquitetura e engenharia; 
  • Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas;
  • Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior.

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